<span style="display:none">Transparência/Projecto Parlamento/Registos</span>

Da Hacklaviva


O Projecto | Seguir-nos | Equipa | Glossário

To-dos | Registos | Gráficos | Ideias | Fontes



Nesta secção fazemos o registo das áreas de trabalho do Projecto Parlamento, explicando o que se pretende em cada uma e que tarefas se inscrevem aí. Procurmaos desta forma ter a noção do que está a ser desenvolvido em cada frente. São frequentes as interrupções, a necessidade de incluir novos elementos.


Índice

Recolha

É uma fase muito importante que visa reunir a informação de domínio público que faça sentido para o Projecto Parlamento. A selecção das fontes mais adequadas pela informação que contêm e pela forma como estão construidas são dois factores considerados na decisão. Sempre que possível, usamos fontes que nos permitam a recolha automática, mas por vezes a recolha faz-se manualmente.

Tratamento

Organizar os dados de forma estruturada e normalizada para disponibilizá-los livremente através de APIs e Exportações. Compreende operações como uniformização e depuração de dados, estatísticas, transformações e mudanças nas bases de dados.


Visualização

Criar visualizações e ferramentas que permitam mostrar, analisar, cruzar e criar conclusões sobre os dados disponíveis. Inclui também todo o trabalho de análise dos discursos, criação de vocabulários e mapa de temas/ conceitos.


Websites e plataformas

Compreende o trabalho relacionado com a criação de websites e plataformas para apresentação, consulta, pesquisa de dados e divulgação do projecto.


Colaboração

Gerar ferramentas que permitam criar uma comunidade para colaborar na angariação, uniformização, validação e correcção dos dados, bem como em mecanismos que permitam destacar dados de carácter mais duvidosos.


Sensibilização

Sensibilizar os diferentes intervenientes, da necessidade e mais-valias de ter os dados facilmente acessíveis

Hackmeeting