Manuais/Gimp

Da Hacklaviva

O Gimp é um programa de edição de imagem livre. Bom para executar desde as tarefas mais comuns - redimensionar e cortar imagens, ajustar contrastes, etc - até tarefas mais complexas - manipulação, aplicação de filtros e efeitos, separação de cor para impressão (este com ajuda de plugins) e por aí fora. Um ou dois toques nas configurações e o ambiente de trabalho torna-se logo mais simpático e eficaz. Seguem-se as instruções para instalar.

Índice

Como Instalar

Linux

Em algumas das distros de Linux disponíveis, como por exemplo no PureDyne, o Gimp já vem instalado com o sistema operativo.


Mac

Para ser usado em mac o Gimp precisa de uma aplicação complementar chamada X11. Na última versão do sistema operativo osx, o Snow Leopard, o X11 já vem instalado por defeito (podes confirmar indo à pasta das aplicações a 'Utilities'). Em versões anteriores é preciso fazer a instalação. Podes encontrar o programa disponível para download no site da apple ou no cd de instalação do sistema operativo, numa pasta chamada 'Optional Installs'.

Depois do X11 instalado a forma mais simples de instalar o Gimp em Mac é fazer o download do programa já compilado, que é disponibilizado pelo grupo GIMP on OS X. No site deles é possível encontrar instaláveis já prontos para as versões mais recentes do mac os - Tiger, Leopard e Snow Leopard. Download aqui

Como eles próprios mencionam, se não tiveres a certeza da versão do teu sistema operativo basta clicar  e seleccionar 'About this mac/Sobre este mac'. Depois é só verificar com a lista de instaláveis disponíveis e seleccionar o correspondente. Depois de sacar o ficheiro dmg fornecido o processo é o habitual:

1. clique no ficheiro; 2. seguido de 'drag and drop' para a para a pasta de Aplicações.

Em breve continuamos o artigo com instruções para os OS mais velhinhos.

Windows

Tal como acontece com o mac os, no site do Gimp é possível encontrar link para pelo menos um site que disponibiliza executáveis prontos a instalar em windows. Link

Além dos ficheiros de instalação para windows xp ou sistemas posteriores (windows vista e windows 7) é também possível encontrar os manuais de ajuda para download. Os manuais de ajuda podem ser consultados a partir do interface do programa - Help. Para abrirem correctamente, é necessário configurar um pequeno pormenor nas preferências. Em 'File > Preferences > Help system' seleccionar a opção 'Web browser'. Isto, porque os manuais de ajuda são feitos em html e este tipo de ficheiro é 'lido' pelo navegador de internet (aka 'browser').

Hackmeeting